Briefing

Via Rural expõe novidades e atividades do campo na Expo Londrina 2013


A Via Rural, popularmente conhecida como “Fazendinha do Emater”, está em plena atividade nesta edição de 2013. A Via foi criada em 1994, dentro da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, em uma parceria envolvendo a Sociedade Rural (SRP), a Prefeitura de Londrina e o Governo do Estado. Ela serve como vitrine tecnológica do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e de parceiros como o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros.
O objetivo deste espaço é expor as atividades extensionistas do Emater, incluindo pesquisas, inovações tecnológicas e questões ligadas à sustentabilidade, visando geração de renda e benefícios para o campo. Nesse conjunto de ações, a Via Rural é voltada tanto para os produtores rurais quanto para os moradores urbanos, demonstrando a importância do papel da agricultura no desenvolvimento econômico e na preservação ambiental.
Neste ano são esperados aproximadamente 200 mil visitantes. Segundo o Coordenador de Comunicação e Eventos do Emater, Carlos Magno de Paiva Rolla, 95% das visitas à Fazendinha são feitas por pessoas do meio urbano que não tem contato com o que acontece no campo. Os outros 5% são agricultores em busca de novidades para a implantação em suas propriedades.
O Emater é um órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB) e para a realização da Via Rural também conta com apoio do Banco do Brasil e do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério da Pesca e Agricultura (MPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Governo do Paraná, com diversos órgãos, entre eles a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de sindicatos, federações e entidades ligados ao campo e parcerias com a iniciativa provada.
Com o slogan “Campo fortalecido é mais vida na cidade”, a Fazendinha apresenta, nesta edição da ExpoLondrina, 20 unidades expositivas e estará aberta ao público diariamente das 8h às 18hs. Neste ano estão sendo realizados sete eventos técnicos que contarão com a participação de aproximadamente três mil expectadores. Também estão sendo oferecidas mais de 60 oficinas temáticas, de importância tanto para o homem do campo quanto para a sociedade em geral, com assuntos diversos, que vão desde “Como agir com um enxame de abelha no meio urbano”, passando pela “Importância do consumo de carne bovina na alimentação humana” e “Previsão do tempo e alerta geada”.

Contato:
Sérgio Luiz Carneiro, Gerente Regional do Emater-Londrina: (43) 9141-6900

UNIDADES EXPOSITIVAS

CAFÉ 
A unidade “Café Qualidade Paraná” tem por objetivo divulgar as tecnologias desenvolvidas pelo Iapar que são levadas para o campo através do Emater. O foco central deste ano é a mecanização cafeeira, modalidade fundamental para a sobrevivência e permanência de famílias de cafeicultores no campo, devido à escassez de mão-de-obra que encarece o preço final da saca de café.
Responsável: Cristovon Videira Ripol, Engenheiro Agrônomo do Emater – Contato: (43) 9165-7855

Evento: 21º Encontro Estadual do Café
Data: 10/04/13
Horário: 9h00 (Quarta-feira)
Local: Auditório José Garcia Molina
Responsável: Cilésio Abel Demoner

GRÃOS
Demonstra o resultado da parceria entre “pesquisa”, desenvolvida pela Embrapa e pelo Iapar com novas variedades de cultivares, e a “extensão rural”, que é feita pelo Emater junto aos produtores. Um dos objetivos é mostrar ao agricultor o manejo integrado de pragas nas culturas de soja e milho, bem como o controle biológico da lagarta da soja, feito através da tricograma, pequena vespa que coloca seus ovos em cima dos ovos da lagarta e impede a proliferação das larvas. O espaço também aborda a importância do agricultor fazer o monitoramento de sua propriedade antes da aplicação de defensivos agrícolas.
Responsável: Alcides Bodnar, Engenheiro Agrônomo do Emater – Contato: (43) 9968-5377.

SERICICULTURA
Incentiva a criação do bicho-da-seda através da agricultura familiar. O objetivo é demonstrar todo o ciclo de produção da seda e é um dos atrativos da Via Rural para o público urbano. No espaço é explicado desde a fase em que o bicho-da-seda deposita seus ovos em folhas de amoreiras até a fase de casulo. Os visitantes podem ver os tipos de fios da seda e suas destinações, e entender como os resíduos podem ser aproveitados. No estande também é possível aprender algumas questões técnicas e econômicas que envolvem a sericicultura, visando, aos pequenos agricultores, compreender a viabilidade ou não da implantação na propriedade.
Responsável: Luiz Fernando Barbin, Engenheiro Agrônomo do Emater em Florestópolis
Contato: (43) 3662-1390 / (43) 9958-3044

FRUTICULTURA
A unidade mostra aos visitantes e agricultores como é possível diversificar a produção com a inclusão do cultivo de frutas de várias espécies na propriedade, que em geral trabalham com monocultura de grãos. Entre as frutas de destaque está a banana, fruto mais consumido no mundo, cuja produção no Paraná tem sido estimulada pelo Emater nos últimos anos. No estande há amostras da planta e da fruta para que os interessados possam ver os diferentes cultivos, incluindo espécies que foram desenvolvidas em laboratório e são mais resistentes a doenças, evitando o uso de fungicidas. Outra inovação apresentada é o cultivo do morango em canteiro suspenso, modalidade que traz maior rentabilidade com menos mão-de-obra.
Responsável: Élcio Félix Rampazo, Engenheiro Agrônomo e Coordenador Regional da área de Frutas do emater – Contato: (43) 9916-0646

Evento: 3º Encontro Técnico de Frutas, Verduras e Legumes
Data: 12/04/13 (Sexta-feira)
Horário: 9h00
Local: Auditório Milton Alcover

TURISMO E CULTURA RURAL
A unidade demonstra os atrativos do turismo rural. O espaço foi aberto para que as prefeituras interessadas expusessem os atrativos de sua região, com destaque para Tamarana e Rolândia, que são municípios expositores. O espaço também recria uma típica casa rural, com móveis de madeira, fogão e forno à lenha, ferro à brasa, bule de café e “mariquinha” (estrutura onde as mulheres apoiam o coador para coar o café).
Responsável: Gilberto São João, Engenheiro Agrônomo – Contato: (43) 9972-2235

PROGRAMA MICROBACIAS (ÁREA MAQUETE)
Uma das unidades mais frequentadas da Via Rural, que em anos anteriores teve as versões “maquete ambiental” e “mandala agroecológica”, atrai a visita de excursões escolares e de agricultores. O meio urbano e o meio rural são representados por miniaturas, com o objetivo de tornar as questões do campo mais próximas da população. Pequenos carros, casas, maquinário agrícola, pessoas e animais, compõem com mudas de plantas uma mini cidade onde cada detalhe é ecologicamente pensado. Um conjunto de práticas sustentáveis pode ser visualizado na maquete. Elas fazem parte do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias e, uma vez adotadas, podem reverter o uso inadequado de áreas agrícolas e preservar tanto a qualidade como a quantidade de recursos naturais, principalmente a água. O Programa em Microbacias, divulgado nessa unidade, é desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e visa à promoção de uma agricultura sustentável, ajudando financeiramente o produtor para contenção de erosão e proteção aos rios, córregos e nascentes.
Responsável: Paulo Rocha, Engenheiro Agrônomo do Emater – Contato: (43) 9912-3040.

CARNES PARANÁ / CAPRINOS E OVINOS
A unidade faz parte de um programa do governo do Estado de reestruturação da cadeia da ovinocultura e caprinocultura. A parte da caprinocultura é desenvolvida em parceria com o Iapar e a Ovinocultura em parceria com a Coopercapanna, que é uma cooperativa de produtores da região de Londrina e uma das poucas do Paraná, cujo objetivo é a comercialização da carne ovina no Norte do Estado. A intenção dos 23 associados é reunir a produção para dar regularidade à distribuição da carne de carneiro durante o ano todo, já que um único produtor dificilmente consegue suprir a demanda. Além disso, através da cooperativa é possível oferecer ao cliente carne atestada, com inspeção dos órgãos responsáveis. O estande expõe exemplares de animais prontos para abate e conhecimentos sobre o manejo dos animais é repassado pelos técnicos, que buscam atrair novos cooperados para o fortalecimento da organização.
Responsável: Antônio Carlos Ulbrich, Zootecnista – Contato: (43) 9971-2793.

CARNES PARANÁ/ BOVINOS DE CORTE
O estande divulga o cruzamento da raça Purunã, que é uma raça hibrida desenvolvida pelo Iapar. O Emater também está incentivando a substituição do farelo de soja e milho, em épocas de altos preços, com a inclusão do tremoço, proporcionando assim uma opção a mais para o produtor. Os técnicos também destacam a viabilidade econômica do preparo de corte, comparando-o com outras atividades agrícolas.
Responsável: Gayza Maria de Paula Iáconom, Veterinária do Emater – Contato: (43) 9972-8513.

Evento: 3º Encontro de Sanidade Agropecuária
Data: 12/04/13 (Sexta-feira)
Horário: 13h30
Local: Auditório Milton Alcover

AQUICULTURA / QUALIDADE DA ÁGUA
A unidade é uma das que mais atrai as crianças na Via Rural. Nela há grandes aquários com a exposição de diversas espécies de peixes e equipamentos tecnológicos da aquicultura. O objetivo é mostrar o valor do peixe não só como alimento, mas como uma alternativa de renda para o produtor rural. Algumas tecnologias são apresentadas como o aerador, o trator alimentador e os tanques redes (outro destaque, instalado no lago do Córrego Cambézinho que fica dentro do Parque Ney Braga), que podem facilitar tanto à produção familiar como ao grande investidor. Entre as espécies apresentadas estão a piranha, tilápia, pacu, carpa e piau.
Responsável: Luiz Eduardo de Sá Barreto (Lula), Engenheiro de Pesca do Emater – Contato: (43) 9102-0158

Evento: 12º Seminário Estadual de Aquicultura
Data: 09/04/13 (Terça-feira)
Horário: 9h00
Local: Auditório Milton Alcover

PASTAGENS
Visando o aumento da produtividade na pecuária, algumas alternativas que visam o bom manejo do pasto são apresentadas na unidade, entre elas o sistema rotacionado e a cerca elétrica. Além disso, a irrigação também é exposta como opção no aumento da produção e consequente lucratividade na bovinocultura.
Responsável: Gayza Maria de Paula Iácono, Veterinária do Emater – Contato: (43) 9972-8513

PROJETO LEITE
Com demonstração de todo ciclo de produção do leite, a unidade é uma das mais visitadas da Via Rural. Em uma primeira etapa ensina ao visitante urbano, em especial às crianças, de onde vem o leite que eles consomem. Também são apresentadas questões como a sanidade dos animais, a alimentação adequada e as raças. A segunda etapa é focada no leite enquanto produto, na importância do seu consumo, e em seus derivados. Para demonstrar o processamento e possibilidade de industrialização, é oferecido doce de leite, produzido no local, aos visitantes.
Responsável: Paulo Hiroki, Veterinário do Emater – Contato: (43) 8422-0066.

Evento: 18º Encontro Regional de Leite
Data: 11/04/13 (Quinta-feira)
Horário: 9h00
Local: Auditório José Garcia Molina

CULTIVOS FLORESTAIS/ LEGISLAÇÃO FLORESTAL
O objetivo do trabalho com cultivos florestais realizado pelo Emater e apresentado na unidade é suprir as demandas de madeira que eram retiradas das florestas, incentivando o cultivo organizado de espécies de potencial energético para utilização pela indústria e pela construção civil. Com o plantio ordenado é possível, com pouca ocupação do solo, a diversificação da produção e uma alternativa de renda para o produtor. A unidade também apresenta maneiras de suprir a falta de palmito Jussara, típico da região, que sofreu com a extração desordenada e mostra que substituições podem ser feitas, como por exemplo, usar o palmito Pupunha.
Responsável: Pedro Aureliano da Silva Nunes / Técnico Agropecuário – Contato: (43) 9113-1027

OLERICULTURA
A unidade apresenta alternativas de geração de renda na agricultura familiar, através da produção de hortaliças. As diversas técnicas de irrigação, proteção, mudas e manejos são expostos e têm como público tanto os produtores que já tem a olericultura como atividade comercial e fonte de renda, quanto os que produzem para consumo próprio. Entre as técnicas expostas estão o cultivo em “slabs” ou “espaguetes”, que são saquinhos com substratos nos quais são depositadas as mudas. A técnica permite o cultivo em estufas sem utilizar o solo contaminado por excesso de nutrientes ou elementos patogênicos. Para proteção contra as ervas daninhas e economia de água no cultivo, é apresentado o “mouching”, técnica de manejo que utiliza mantas plásticas, evitando que a água do solo evapore e mantendo a área limpa. Outra técnica exposta é a do uso de telas coloridas: a branca proporciona redução de temperatura pela reflexão dos raios solares e a vermelha repele insetos.
Responsável: Gervásio Vieira, Engenheiro Agrônomo do Emater – Contato: (43) 9994-2480.

AGROINDÚSTRIA E COMERCIALIZAÇÃO
A unidade é um espaço para que os pequenos produtores possam comercializar artesanatos e alimentos por eles produzidos. Nela são encontrados tapetes, bolsas e até cadernos produzidos com matéria prima retirada do campo, além da variedade de alimentos caseiros como bolos, doces e biscoitos. O objetivo do Emater com esta unidade é convidar os artesãos – na sua maioria mulheres – a exporem seus produtos e terem contato com o público, para que possam desenvolver atividades do agronegócio familiar.
Responsável: Maria Isabel Henrique, Assistente Social do Emater – Contato: (43) 3356-1533.

BOSQUE AMBIENTAL E TRILHA ECOLÓGICA
Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a “Trilha da Biodiversidade” apresenta conceitos de impactos ambientais causados pelo homem na natureza e os visitantes têm contato com tecnologias de reaproveitamento de materiais. O intuito é despertar a preocupação com o meio ambiente e com as futuras gerações, incentivando posturas mais sustentáveis.
Reponsável: Leliana Casagrande Luiz, Geógrafa e responsável pelo desenvolvimento pedagógico da Trilha da Biodiversidade. Contatos: (43)3373-8700 / (43)9941-9136

SANEAMENTO E HABITAÇÃO RURAL
Através de construções reais e exemplos dos cuidados que o agricultor deve ter com as nascentes, para que tenha água em qualidade e quantidade na propriedade, são demonstradas técnicas como a adição de cloro nas nascentes sujeitas à contaminação. Também são demonstradas formas de tratamento do esgoto da habitação, com o uso de fossa biodigestora, onde o esgoto torna-se adubo para árvores. Além disso, ensina-se como tratar adequadamente resíduos tóxicos, com a lavagem e descarte corretos das embalagens.
Responsável: Rosângela Arimateas Caldas, Assistente Social do Emater – Contato: (43) 9681-9942

APICULTURA
Caixas de abelhas Jataí, espécie não agressiva e incapaz de ferroar, são usadas para demonstrar como se tira o mel sem destruir o ninho delas. Além de explicar como é feita a coleta do enxame desse tipo de abelha e a preparação do mel para que seja repassado ao consumidor, estão expostos, nesta unidade, produtos a serem comercializados. Mel de abelha Oropa, favos e própolis podem ser adquiridos pelos visitantes.
Responsável: Dirceu Maciel Andrade / Apicultor - Contato: (43) 3325-7011


CURSOS E OFICINAS

EVENTOS TÉCNICOS
Para a ExpoLondrina 2013 foram programados sete eventos técnicos, todos em parceria com a Sociedade Rural do Paraná e os demais parceiros do Emater, sempre nos auditórios maiores do Parque de Exposições Ney Braga. Entre os conferencistas estão engenheiros agrônomos, veterinários, zootecnistas e cientistas da área rural do Brasil e de outros países, objetivando levar ao público que é essencialmente formado por produtores rurais da região, os resultados de pesquisas e tecnologias recentes voltadas para os meios de produção e criação.

  • Encontro de Prefeitos e Lideranças Sobre Desenvolvimento Rural
  • 12º Seminário Estadual de Aquicultura
  • 6º Encontro da Mulher Rural
  • 21º Encontro Estadual do Café
  • 18º Encontro Regional de Leite
  • 3º Encontro Técnico de Frutas, Verduras e Legumes
  • 3º Encontro de Sanidade Agropecuária

Responsável pelos eventos técnicos: Sérgio Luiz Carneiro, Gerente Regional do Emater-Londrina: (43) 9141-6900.

Confira a grade completa de eventos em nosso blog de notícias e no repositório de releases da cobertura da Via Rural 2013:


OFICINAS
As oficinas temáticas, que são workshops com uma hora de duração, são gratuitas e abertas tanto ao público rural (10 vagas) quanto à comunidade geral (10 vagas). As inscrições podem ser feitas diretamente na recepção da Via Rural e também pelo fone (43) 3341-1411, das 8h às 12h, com Rafaella, ou ainda pelo e-mailerlondrina@emater.pr.gov.br, informando o nome completo, ocupação/profissão, número de telefone para contato e quais oficinas quer participar. Para conferir a relação completa das oficinas, basta acessar o Blog da Assessoria de Imprensa da Via Rural: http://viarural2013.blogspot.com.br/p/agenda.html. Abaixo, a relação das oficinas que se replicarão em horários distintos.
Responsável: Marli Alcantara Parra, Engenheira Agrônoma do Emater: (43) 9997-1983

·         Aquicultura
·         Atrativos do meio rural
·         Cafeicultura rentável adensada e mecanizada "Modelo Paraná"
·         Cafeicultura rentável e mecanizada do futuro "Modelo Paraná"
·         Climatização de banana
·         Como agir com um enxame de abelha no meio urbano.
·         Como apreciar um café de qualidade
·         Consorcio café e seringueira
·         Cultivo de maracujá
·         Cultivo de morango em canteiros suspensos (semi-hidroponia)
·         Cultivo de palmáceas para a produção de palmito e frutos
·         Cultivo hidropônico
·         Enxertia em uva
·         Estratégia de produção e comercialização de novilho precoce
·         Fatores que interferem na qualidade da carne bovina
·         Importância do consumo da carne bovina na alimentação humana
·         Introdução à piscicultura
·         Irrigação por gotejo
·         Maciço de eucalipto
·         Manejo de estufas
·         Manejo de nematoides em café
·         Manejo de solos para a cafeicultura no Paraná
·         Mudas de Hortaliças de viveiro
·         Novo código florestal
·         O café na pequena propriedade
·         Planejamento da lavoura e cultivares de café
·         Práticas agroecológicas na cultura da soja
·         Previdência social para segurado especial
·         Previsão do tempo e o alerta geada
·         Proteção de nascentes a base de solo cimento
·         Qualidade de água desejável para a piscicultura
·         Qualidade de café: colheita, secagem e beneficiamento
·         Telas e mouching em hortaliças
·         Uso do tremoço branco como fonte de proteína na ração de bovinos
·         Viabilidade econômica da pecuária de corte

Responsável pelas oficinas: Marli Alcantara Parra, Engenheira Agrônoma do Emater (Coordenadora Regional de Credito Rural e Assuntos Fundiários) – (43) 9997-1983.


ATENDIMENTO E DIVULGAÇÃO

Para atender aos produtores, ao público que visita a Via Rural e à imprensa, o Emater montou unidades de recepção e divulgação. Além da unidade de recepção e do “Emater Atende”, a Fazendinha conta com uma rádio interna e com nossa equipe de assessoria de imprensa:

RECEPÇÃO DE EXCURSÕES
É a primeira unidade da Via Rural e o objetivo do espaço é facilitar a visitação e recepcionar as excursões, que passam de 30 por dia, de estudantes e pessoas do meio rural que chegam para as oficinas e eventos técnicos.
Responsável: Edson Luiz Vendrame, Engenheiro Agrônomo – Contato: (43) 9961-0336.

UNIDADE EMATER ATENDE
É a unidade responsável pela primeira acolhida de quem chega à Via Rural. Sua função é divulgar os programas governamentais e projetos com os quais o Emater trabalha em diversos municípios. O visitante é informado de que existem várias tecnologias sendo desenvolvidas para o meio rural e os agricultores que demandam conhecimento mais detalhado são encaminhados para outras unidades, onde serão recebidos pelos especialistas do Emater e devidamente orientados.
Responsável: Paulo Roberto Mrtvi/ Engenheiro agrônomo do Emater – Contato: (43) 9998-1620.

RADIO RURAL
Responsável: Ricardo Augusto da Silva – Contato: (44) 9957-3287.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Através de parceria ligada a projetos de ensino e extensão universitária com do Curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, da Universidade Estadual de Londrina, o Emater conta com uma equipe de assessoria de imprensa formada por 13 estudantes e com a coordenação de professores do curso.Visando a multidisciplinaridade, a equipe atuará em diversas vertentes do jornalismo e da comunicação social, envolvendo a produção em jornalismo impresso, fotojornalismo, radiojornalismo, com uso das interfaces podcast e banco de imagens, e das redes sociais Twitter e Facebook. A produção em radiojornalismo será veiculada diariamente pela Rádio UEL FM em outra parceria do Curso de Comunicação Social e a emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina.

Responsável: Lauriano Benazzi – Contato: (43) 9922-1751


Produção do Briefing:

Reportagem:
Rosana Reineri
Ana Karla Teixeira
Fernando Bianchi 
Nathalia Corsi
Nabila Haddad
Rosana Reineri
Vanessa Tolentino

Edição:
Angela Ota
Mariana Mortari
Rosana Reineri

Coordenação:
Lauriano Benazzi

Assessoria de Imprensa Via Rural 2013
Telefone: (43) 3357-9082 / (43) 9922-1751
E-mail: 
imprensaviarural2013@gmail.com
Blog de notícias: 
viarural2013.blogspot.com.br 
Facebook: 
facebook.com/imprensaviarural
Twitter: twitter.com/viarural2013 Podcast: soundcloud.com/via-rural-2013Releases: goo.gl/B08ZFBanco de Imagens: goo.gl/q4gNK

Universidade Estadual de Londrina
Ensino e Extensão em Assessoria de Imprensa
Projeto desenvolvido pelo Curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, da UEL, em parceria com o Emater, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural.Coordenação (professor orientador e jornalista responsável): Lauriano Benazzi (Mtb 4847).


Nenhum comentário:

Postar um comentário