Geral


Via Rural recebe milhares de visitantes no final de semana

O tempo chuvoso não foi um empecilho para quem queria aproveitar o final de semana e passear pela ExpoLondrina. Milhares de pessoas passaram pela Via Rural e aproveitaram para conhecer um pouco mais sobre as “coisas do campo”.

Crianças e adultos, produtores rurais e pessoas da cidade conheceram a diversidade das 20 unidades expositivas do Emater. Para o empresário Augusto Nunes, que estava passeando com o filho de cinco anos, “é importante, principalmente para as crianças, saberem como as coisas são feitas, são produzidas”.  Ele, que foi criado no sítio, todos os anos visita a Expo e sempre passa pela Fazendinha.

A estudante de biologia Camila Rafaeli também marcou presença na Via Rural. Todos os anos ela pede para o namorado levá-la à Fazendinha. “Para eu que cresci na cidade tudo aqui é novidade, porque eu nunca vi isso, bicho na folha, milho plantado na terra... Sabe aquela história que leite vem da caixinha? Aqui a gente aprende que não”, explica.  Ela ainda ressalta que as unidades são cobertas e por isso a chuva não atrapalha o passeio.

Uma das unidades mais movimentadas foi o Mercado da Agricultura Familiar. A agricultora Júlia Catarina Lins, que está vendendo seus produtos caseiros, disse que teve grande procura e que as pessoas estão muito interessadas. “Já vendi quase todas as minhas bolachas caseiras e broas de milho. Está acabando”, se alegra. 

No fim de semana, a Via Rural também realizou na Unidade de Café a 1ª das 62 oficinas programadas para o período da ExpoLondrina.  Ministrada pelo engenheiro agrônomo do Emater e especialista em café Romeu Gair, a oficina “Como apreciar um café de qualidade” mostrou aos participantes as vantagens de um bom café.       

Neste ano, a Fazendinha do Emater está completando 19 anos e sempre traz novidades aos visitantes. Cada uma das 20 unidades expositivas aborda uma área da agropecuária, onde a comunidade pode conhecer, tirar dúvidas e até provar derivados dos produtos, como o doce de leite e iogurte. A integração, o aprendizado e a memória associada à infância atraem o público.  A expectativa do Emater é atingir de 10% a 40% do total de visitantes da Exposição de Londrina.

Para os próximos dias da Exposição, estão programadas entre 300 e 350 excursões de agricultores para participação em debates técnicos e visitação às unidades da Via Rural. O Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) é um órgão estadual ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB).

Assessoria de Imprensa: Angela Ota: (43) 9646-7346

Edição: Mariana Mortari

Fotos: http://goo.gl/LtClU





Trilha da Biodiversidade atrai público da ExpoLondrina

Neste domingo (07), milhares de pessoas aproveitaram o dia para visitar a Via Rural (Fazendinha do Emater) na ExpoLondrina. Uma das atrações mais visitadas é a Trilha da Biodiversidade, que traz conceitos de sustentabilidade e preocupação ambiental. Ouça nos podcasts abaixo o que alguns visitantes acharam da Trilha. 
O estudante de Direito Claudinei Moreira trouxe as três filhas para aprender um pouco mais sobre meio-ambiente. 



A comerciante Irlei Arnhold veio pela segunda vez com seu filho, e destaca a importância de se cuidar da natureza.


Valdecir Araújo é do Rio de Janeiro. Como está em Londrina neste fim-de-semana, aproveitou para conferir as atrações da ExpoLondrina e da Via Rural. 


A Trilha da Biodiversidade está aberta todos os dias na Via Rural do Emater, das 8 às 18 horas. A visitação é gratuita. 

Reportagem: Heron Heloy (43) 9901-8177

Nenhum comentário:

Postar um comentário